Saturday, April 22, 2006

Artigos sobre fé e religião

Nessa rubrica entram artigos acadêmicos e artigos de pesquisa jornalística. Um deles reúne informações sobre como as pessoas com fé enfrentam melhor a vida e, sobretudo, as vicissitudes e a morte. Clique em A ciência prova: a fé ajuda a viver melhor, publicado por O Globo em 08/04/2005. O mesmo artigo se encontra no site do Jornal da Ciência
A religião é uma dimensão importante na vida e na conduta. Tenho pesquisado as conseqüências da religião e da religiosidade, seus determinantes, as crenças dos religiosos e dos não religiosos.
Deus e o diabo são personagens presentes no Cristianismo. Usando dados de
survey, tentei ver a estrutura relacional das crenças relacionadas a eles. Estão em Deus e o diabo na terra dos homens que foi publicado n'O Globo em 04/08/2005.

O otimismo é parte disso.
Em 2002, pesquisadores da Clínica Mayo em Rochester, Minn., concluíram que as pessoas otimistas reduziam seu risco de morte à metade, em comparação com os pessimistas. Ou seja, quem acha que a vida é boa vive mais. Como? Ninguém parece saber ao certo, mas há sugestões de que a depressão aumenta o risco de morte e enfraquece o sistema imune, de acordo com o Dr. Toshihiko Maruta.
Claro que parar de fumar, exercitar e reduzir o excesso de peso, além de uma boa dieta são meios comprovados de viver mais e melhor, de reduzir o risco. Mas é mais do que isso: Dr. Howard Friedman, psicólogo que trabalha na Universidade da California, em Riverside, diz que a
conscientização é parte importante do processo. Ela implica em reagir de maneira construtiva e positiva, tentando fazer que todos os ambientes sociais sejam ambientes felizes. É aí onde a presença de psicopatas e outras pessoas destrutivas pode causar um grande mal.
Até animais ajudam. Desde que, em 1980, foi publicado em Public Health Reports demonstrou que entre as vítimas de ataques cardíacos as que tinham animais domésticos tinham taxa de sobrevivência 28% mais alta do que as que não tinham, os animais domésticos passaram a ser levados em sério. Para ler um artigo sobre o tema clique aqui.
Outro estudo, da Johns Hopkins University School of Medicine, feito em 2002 demonstrou que pessoas raivosas tinham uma probabilidade de ter ataques cardíacos prematuros que era TRES vezes mais elevado do que os que tinham menos raiva e SEIS vezes mais de ter um ataque cardíaco até os 55.... Sabemos que raiva e ódio aumentam a pressão e essa pode ser a explicação.

No comments: