Friday, April 28, 2006

O poder das pessoas

É importante salientar quanto podemos fazer, o poder que Deus colocou em cada um de nós. Escreví alguns artigos sobre pessoas comuns que fizeram muito nesta vida.


SALVANDO VIDAS

Há pessoas que se dedicam a salvar vidas, mas que não são conhecidas do público. Luis Riogi Miura é uma delas. Miura, formado em Direito e Psicologia, ingressou por concurso na Polícia Civil do Distrito Federal. Foi um dos principais artífices do Paz no Trânsito, programa que começou como iniciativa da sociedade civil e foi apoiado pela administração de Cristovam Buarque, governador do Distrito Federal, então no PT. Participaram estudiosos da Universidade de Brasília, igrejas, escolas, empresas, com o firme apoio do GDF. O jornal de maior circulação da cidade, o Correio Braziliense, publicou uma série de matérias iniciadas em 18 de agosto de 1996, essenciais para mobilizar a população. De 1995 a 1998, o Paz no Trânsito reduziu as vítimas fatais de 11 para 5,5 por 10 mil veículos rodados, em Brasília. Em 1995, morreram 825 pessoas, contra 431 mortos em 1998, uma queda de 48% a despeito do aumento da frota. A velocidade média caiu de 90km/h para 55 km/h. Os hospitais estavam abarrotados, mas em um ano o número de pessoas pessoas feridas no trânsito foi reduzido à metade. Significou uma redução de gastos de 60 milhões de dólares e a liberação de leitos para atender outras pessoas. O programa foi tão bem sucedido que uma pesquisa de opinião revelou que era apoiado por 96% da população. A primeira pesquisa, no início do programa, dera 16% de aprovação.

Não obstante, Miura e os que lutam para reduzir as mortes tem sido combatidos por muitos, particularmente por políticos em busca de votos fáceis: em Brasília, houve mais de cem ações judiciais contra Miura. Quem comandou a frente anti-Miura foi Luiz Estevão, que posteriormente se distinguiu por ser o primeiro senador a ser cassado por falta de decôro. Em uma dessas ações, um “juiz” deu ganho de causa a Luiz Estevão e os pardais foram desligados por duas semanas. As mortes aumentaram. Posteriormente, a decisão foi revertida. As mortes voltaram a baixar. A derrota de Cristovam Buarque significou a ascensão de Joaquim Roriz, que me parece mais preocupado com apagar a memória de Buarque do que fazer o melhor governo para a população do Distrito Federal. Roriz abandonou o Paz no Trânsito e a taxa de mortos por dez mil veículos não apenas parou de descer, mas voltou a crescer. Houve muitos protestos e algumas medidas foram mantidas. No fim do primeiro mandato, Joaquim Roriz exibia uma taxa mais alta, de 6,4, do que seu antecessor em seu último ano de mandato. O Distrito Federal andou para trás em alta velocidade. A equipe do Paz no Trânsito foi desfeita e o Forum Permanente pela Paz no Trânsito, que congregava especialistas, governo, mídia, empresários, outros representantes da sociedade civil e interessados acabou fechando as portas por falta de apoio do governo do Distrito Federal.

Miura transferiu a luta pela vida se transferiu para outros locais; como não liga para partidos, vai onde possa salvar vidas. Em 1999, esteve presente, juntamente com o então comandante do Batalhão de Trânsito, Coronel Renato Azevedo, que trouxe as faixas da cidadania para o Brasil, ao lançamento da campanha "Faixa de Pedestre - A Vida Pede Passagem", convidado pelo governador Garibaldi Filho, do PMDB; Miura esteve em Boa Vista, convidado pela Prefeita Teresa Jucá, que oscilava entre o PSDB e o PPS. Foi deixando a sua marca. Recentemente, Miura foi para Maringá, administrada pelo prefeito Silvio do PP. As mortes estavam crescendo rapidamente. As iniciativas não se fizeram esperar: a campanha "Faixa: Tô parando nessa!", desenvolvida na Semana Nacional do Trânsito, reproduziu as taxas da cidadania que foram adotadas em várias cidades do Brasil com sucesso. As faixas tem a finalidade de fazer com que os motoristas reavaliem sua maneira de dirigir e prestem maior atenção à segurança e velocidade adequada no trânsito urbano. Os resultados não se fizeram esperar: de janeiro a novembro de 2005 foram registrados 54 óbitos; no mesmo período do ano anterior, em 2004, foram 77 mortes, uma redução de 30%. O crescimento das mortes nos últimos anos (52, 56, 61 e 85) fazia esperar um crescimento de, aproximadamente, dez mortes. Maringá enfrenta, em forma grave, um crescente problema de muitas cidades brasileiras: 31 dos 54 óbitos eram de motociclistas e seus passageiros. Novos problemas, novas soluções. Miura não é arrogante: busca todas as medidas que dão certo sem pretender ser o autor de uma delas. Dada a escassez de recursos, instalou pardais falsos e verdadeiros, uma medida tentada com sucesso na Austrália.

O que me levou a escrever este artigo foi uma fotografia de Miura fiscalizando diretamente uma faixa da cidadania em Maringá. A foto revelava que Miura fazia quimioterapia. Posteriormente, descobri que enfrenta um linfoma. Porém, o câncer não alterou uma iota no compromisso de Miura com a sua missão de salvar vidas no trânsito. Continua dedicado a ela. Participou e iniciou programas que salvaram milhares de vidas de pessoas que nem sabem da sua existência. Nessa missão, a vida menos relevante para Miura é a dele próprio.


Gláucio Ary Dillon Soares




Notícias relacionadas às atividades de Miúra:

Natal vem apresentando queda no número de mortos no trânsito. Houve uma redução de 10,34% se comparado com os quatro primeiros meses do ano passado. Foram 29 mortos em 1999 e 26 mortos este ano. Mas o alto número de pedestres preocupa.

Se não queres colher tempestade, não plantes o vento! Pense nisso e, some-se àqueles que têm contribuído para tornar o trânsito estadual mais humano, conforme atestam os dados estatísticos referentes ao período 1995-1999.
A despeito do crescimento de 34,1% da frota de veículos em circulação pelas ruas de Natal, no mesmo período, o número de mortes no trânsito caiu 76,3%. Em termos absolutos, isto significa uma redução de 164 mortes em 1995 para 93, no ano de 1999, bem como, uma redução percentual de 14,15 para 5,98 vítimas fatais de trânsito por 10.000 veículos. Com estes índices, Natal se situa hoje entre as 10 capitais brasileiras onde o trânsito é menos violento.


O Paz no Trânsito foi divulgado fora do país: apenas um exemplo -

Even backed by popular approval in the opinion polls (96%), the Program has found resistance in the elite spheres of society. The businessman and deputy Luiz Estevão, opposition leader to the Workers Party, sponsored lawsuits contesting the legal basis for installing electronic speed-controlling systems. Justice accepted one of these suits and prevented electronic fines from being applied during two weeks in 1996. Society promptly reacted to that.
Other Brazilian cities have copied Brasilia’s example. The neighboring city of Goiânia, state capital of Goiás in the Midwest Region, and the city Natal in Rio Grande do Norte in the Northeast of Brazil, have also adopted the practice of respect to the crosswalks. Belém, capital of the state of Pará, and Boa Vista, capital of Roraima, both states in the North Region, are examples of cities which have hired the services of professionals from the Peace in the Traffic Campaign to reproduce the safety program in their cities.
In the South Region, Brasilia has inspired the programs which were developed in the cities of Porto Alegre, in the State of Rio Grande do Sul, and in Curitiba, in the State of Paraná. São Paulo and Rio de Janeiro, in the Southeast Region, are presently making use of the electronic speed control system. Sergipe, State capital of Aracaju, and Natal, capital city of Rio Grande do Norte, both States in the Northeast Region of Brazil, have adopted the Peace in the Traffic Program.

20/09/2005 Campanha quer conscientizar sobre a faixa de pedestre

Divulgação

Placas serão distribuídas em 22 locais de grande fluxo de pedestres

A partir desta quarta-feira, dia 21, a Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) lança oficialmente a campanha educativa para que condutores de carros, motos e bicicletas passem a respeitar as faixas para pedestres, mesmo que não haja semáforos nesses locais.
A iniciativa faz parte da campanha "Faixa: Tô parando nessa!", desenvolvida em Maringá nesta Semana Nacional do Trânsito, com a finalidade de fazer com que os motoristas reavaliem sua maneira de dirigir e prestem maior atenção à segurança e velocidade adequada no trânsito urbano.

As placas de orientação aos motoristas, atualmente cobertas, vão ser descerradas às 9 horas da manhã desta quarta-feira. Elas estão distribuídas em 22 locais de grande fluxo de pedestres no centro da cidade e considerados de alto risco de atropelamentos.
Nos próximos dias, voluntários integrantes de entidades sociais da cidade permanecerão nesses locais realizando ações de orientação, sempre acompanhados de um policial militar, um agente de trânsito, um atirador do Tiro de Guerra ou soldado do Corpo de Bombeiros.
Os voluntários terão a disposição faixas para alertar os motoristas para que reduzam a velocidade e dêem preferência de travessia ao pedestre nesses pontos.
De acordo com o diretor de Trânsito do município, Luís Miura, em uma segunda etapa as placas e faixas específicas para pedestres serão estendidas também para pontos considerados críticos nos bairros da cidade.

Londrina quer implantar projeto

Talvez leve tempo, mas autoridades de trânsito de Londrina também querem implantar na cidade o sistema em que o motorista pára ante a faixa assim que o pedestre manifesta a intenção de atravessar a rua, mesmo sem a presença de um semáforo.

Em Brasília, o sistema funciona desde 96. O norte-paranaense Luis Riogi Miura, que implantou o sistema em Brasília, foi convidado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) a ser uma espécie de consultor no processo de conscientização dos motoristas locais.

Redação - Bonde
Londrina

Campanha “Respeito ao Pedestre” será lançada amanhã

Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2005 11:46
PMM

Amanhã, às 10h30, o prefeito Silvio Barros II vai lançar a campanha “Respeito ao Pedestre”. O local escolhido foi nas proximidades da faixa para pedestre, que fica entre a rua Piratininga e avenida Brasil.
De acordo com o diretor de trânsito, Luis Miura, após o lançamento da campanha, no mesmo local, haverá uma demonstração de como o motorista deve dar preferência ao pedestre na faixa exclusiva para o mesmo. A campanha consiste em reforçar que, na faixa, a preferência é para o pedestre. A contar de amanhã, o trabalho será essencialmente educativo e orientativo e daqui a 30 dias haverá uma fiscalização mais intensa para que o motorista respeite o pedestre.

Já o ex-diretor do Departamento de Trânsito de Brasília e Psicológico, Luís Miura, convidado pela Prefeita Teresa Jucá para resolver o problema do trânsito em Boa Vista, afirma que “A ação mais eficaz para normatizar o trânsito de qualquer cidade passa por três processos que devem ser aplicados ao mesmo tempo: educação, engenharia de trânsito e fiscalização. Em Boa Vista é perceptível a falta de educação, a engenharia de trânsito é quase inexistente e a fiscalização é despreocupada. “ A Educação é o melhor remédio, ainda que a longo prazo para resolver o problema de trânsito”, completou.

O trânsito de Brasília está, novamente, a merecer uma atenção especial das autoridades e da própria sociedade. Vários indicadores, alguns facilmente mensuráveis nas estatísticas e outros nem tanto, evidenciam essa necessidade. Os brasilienses estão, por exemplo, cada vez mais relapsos na direção, segundo dados coletados pelo Corpo de Bombeiros. Em 2004, a corporação registrou 4.589 acidentes. Em 2005, foram 6.231 notificações. Conseqüentemente, a quantidade de vítimas fatais também foi maior, algo em torno de 30%, segundo o mesmo levantamento.

Luís Miura, ex-diretor geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, hoje diretor municipal de Trânsito de Boa Vista (RR).

MARINGÁ - A Secretaria Municipal dos Transportes de Maringá (Setran) quer reduzir o número de acidentes durante o período de férias colocando em funcionamento do antigos "pardais", radares de controle de velocidade agora baizados de Salva-Vidas.

Os equipamentos estão nas principais ruas e avenidas da cidade, mas por enquanto apenas para testes e aferição. As multas começam valer apenas a partir de meados de janeiro. "Além de evitar ocorrências no trânsito, que tendem a aumentar nesse período do ano, a medida procura testar os equipamentos em implantação e orientar os motoristas que dirigem acima da velocidade para os riscos de acidentes", justifica o secretário Valdir Pignata.

Nesta primeira etapa do projeto estão sendo instalados seis equipamentos eletrônicos para controle de velocidade em 40 pontos críticos. Os locais são basicamente onde estavam instalados os pardais.

Os equipamentos vão funcionar em sistema de rodízio e, a médio prazo, serão ampliados para 80 pontos. A prioridade são os trechos mais perigosos das avenidas Colombo, Brasil, Mandacaru e Pedro Taques. Agora, no início, os motoristas que passam pelos equipamentos de controle acima da velocidade máxima permitida vão receber, em casa, um comunicado sobre o tipo de infração cometida e a punição que poderia ser imposta para o caso. "A partir da metade de janeiro esses abusos praticados passarão a ser punidos de acordo com os incisos do artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro", alerta o secretário.

A multa prevista para esses casos é variável. Ela vai de R$ 127,69 mais a perda de cinco pontos na carteira para o motorista que atingir 20% da velocidade máxima permitida para o local (infração grave), até R$ 574,56 mais a perda de sete pontos na CNH ou a suspensão do direito de dirigir para velocidade superior a 50% da máxima permitida (infração gravíssima).

Pignata revela o resultado de uma pesquisa, revelando que 92% dos entrevistados são favoráveis à instalação de controladores de velocidade - os chamados "salva-vidas no trânsito". Também neste período de festas de final de ano a Setran está promovendo blitze educativas para orientar condutores de veículos a respeitar as faixas de pedestre.

Na Campanha Transporte com Lona, que reivindicou que os veículos que transitam pela cidade de Maringá com entulhos e materiais a granel usem conforme a legislação lona cobrindo a sua carga. O prêmio YPÊ ROXO foi para: Luís Miura.

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