Saturday, April 22, 2006

A moldura política das mortes violentas


Acreditem que bons governos salvam vidas e maus governos matam seus cidadãos. É o que pretendo provar usando dados secundários usando, sobretudo, dados do ex-bloco comunista. Ver SOARES, Gláucio Ary Dillon. As co-variatas políticas das mortes violentas. Opin. Publica, 2005, vol.11, no.1, p.192-212. ISSN 0104-6276. É só baixar.

O mundo ficou impressionado com o Tsunami. As catástrofes, naturais ou feitas pelo homem, são recorrentes e muitos consideram as naturais inevitáveis, mas suas conseqüências dependem da competência e da capacidade de resposta dos governos. Em Estamos preparados?, que publiquei em 04/01/2005 n'O Globo, enfatizo como a população servida por governos competentes paga um preço menor do que a que vive em áreas com governos incompetentes.
No plano jornalístico, há vários artigos. Escreví um em colaboração com Julita Lemgruber e Ignácio Cano chamado Sete teses equivocadas sobre a criminalidade e a violência (clique) publicado em O Globo, 25/01/2001.
Outro realça a experiência positiva de Bogotá,
Tem Jeito, Sim! Está no site da UERJ. Desça um pouco do primeiro artigo.
Usando o exemplo de Bogotá, enfatizei a importância das eleições municipais em entrevista dada a Carlos Brazil em 16/07/2004,
Influências e efeitos das Eleições Municipais 2004 que inclui outras opiniões.

Os problemas éticos
e de corrupção, além da incompetência, são uma preocupação constante. No Estado do Rio de Janeiro vivemos uma triste situação de orfandade ética, sem ninguém que defenda a decência. Por isso publiquei Além do Fato: Órfãos da ética no Jornal do Brasil de 08/06/2005.
Dei uma entrevista para Ivan Kasahara, sobre a Desigualdade Social e seu papel (sem exagêros) no condicionamento do crime. O título foi Desigualdade social, Todos podem colaborar

A "moldura política" do crime não se refere apenas ao que é feito, mas ao não feito também: escolhas não feitas, caminhos não seguidos. Dei uma entrevista para a Miriam Leitão, a entrevistadora dos sonhos de todo pesquisador, que, em sua coluna, sublinhou alguns pontos. No Panorama Econômico de 05/03/2006, ela sublinhou os pontos principais da entrevista.

Terrorismo: estamos preparados?

Pense realisticamente nas nossas polícias civís e militares. Acredita que elas estão preparadas para enfrentar o terrorismo organizado? Olhe para os nossos mandatários - no nível federal, estadual e municipal - e pergunte se estão preparados para defender os interesses do país. Têm o conhecimento e a experiência internacional requeridas para prevenir e evitar confrontos desnecessários?
Não pensem que nunca haverá ações terroristas no Brasil. E nem pense que terrorismo se refere apenas a movimentos islâmicos radicais.
A Espanha, com ampla experiência com terrorismo dos bascos mais radicais, não conseguiu impedí-lo.



Um pequeno grupo de extremistas islâmicos detonou bombas em Madrid, inclusive na estação de Atocha em hora de muito movimento. O que impede um grupo semelhante de fazer o mesmo na Central do Brasil? Estamos preparados para a globalização deste conflito? Olhe para a o Estado do Rio de Janeiro e pergunte se a governadora está preparada para mudar as Polícias Civil e Militar, equipando-as para garantir a nossa segurança. O que estamos destinados a fazer? Chorar os mortos como a menina abaixo em Madrid?





























15.03.04: Madrid aftermath

Remembrance
Algumas sociedades foram tomadas de surpresa por ataques terroristas. Bali foi. Bali, um ponto de turismo, como o Rio de Janeiro, Maceió, Salvador. Busquem mapas de ataques terroristas e dar-se-ão conta de que é uma triste realidade que se globalizou.


site Image
REUTERS

Vamos eleger pessoas competentes, que apoiem e treinem nossas polícias, ou vamos apenas carregar e cobrir os mortos como em Bali?


bodies Image
BEAWIHARTA/REUTERS

Ou ver incêndios facilitados pela nossa incompetência na hora de votar?

blast Image
AFP

Até nos Estados Unidos, com o maior gasto em segurança nacional do planeta, a incompetência permitiu atos terroristas bem coordenados que envergonharam o país e o levaram a duas guerras, uma delas sem fim em vista. Veja a imagem da Wikipédia.

WTC_attack_9-11.jpg (9KB, MIME type: image/jpeg)

Pense bem antes de votar.
E lembre-se que a competência tem que estar presente, também, no Legislativo.

No comments: